Parque Estadual Matas do Segredo inaugura amanhã nova estrutura para receber visitantes

Campo Grande (MS) – Uma das áreas de preservação ambiental mais belas da região norte de Campo Grande, o Parque Estadual Matas do Segredo, com seus 177,5 ha, preserva um importante remanescente do Cerrado e as nascentes do córrego Segredo no perímetro urbano de Campo Grande.

O governo do Estado inaugura o Centro de Visitação no próximo dia 17 de abril, às 8h30. Estarão presentes o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, e autoridades.

A nova estrutura do Parque será inaugurada no dia 17 de abril (Dia da Botânica). Os principais atrativos são em áreas preservadas, onde os turistas poderão apreciar aves, animais e árvores centenárias típicas do Cerrado. O Parque dispõe de trilhas ecológicas, mirante, Centro de Visitantes e desenvolve as atividades do projeto Florestinha.

Protegido desde 1993, como Jardim Botânico de Campo Grande, e reenquadrado como Parque Estadual, Unidade de Conservação de Proteção Integral, em 2000, tem como um dos seus principais objetivos promover a pesquisa, educação ambiental e o ecoturismo em contato direto com a natureza. Com a sua localização privilegiada, o Parque é um referencial na formação da opinião pública sobre a importância de preservar a biodiversidade por meio de unidades de conservação.

No Parque também funciona o Projeto Florestinha, em parceria com a Policia Militar Ambiental, que atende crianças e adolescentes em horário extraclasse para desenvolver a consciência ambiental e a cidadania. Com atividades diversas, os meninos aprendem a importância da conservação e ainda auxiliam a gestão do Parque nas campanhas de conscientização da população do entorno.

  • Objetivos: proteção das nascentes do Córrego Segredo , fauna e flora do cerrado.
  • Atividades atuais : pesquisas e Projeto Florestinha.
  • Projetos: implantação de infra estrutura .
  • Atividades: visitação em trilhas, observação de aves.
  • Atrativos potenciais : trilhas , nascentes , observação de fauna e flora .
  • Infraestrutura atual : guarita, trilhas de serviço , aceiros e prédio do Florestinha. Projeto Florestinha.
  • Centro de apoio pedagógico para crianças da comunidade.
  • Oferece reforço escolar no período da tarde , alimentação , aulas de línguas, educação ambiental, primeiros socorros.
  • Parceria: SEMADE/IMASUL – SEJUSP/PMA.