secretário

Jaime_Verruck-150x150JAIME ELIAS VERRUCK – Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico

Jaime Elias Verruck é economista, mestre em Economia Rural pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), doutor em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela UCM (Universidade Complutense de Madrid) e possui cursos de formação executiva em Estratégias e Inovação pelo INSEAD/França e pela Universidade da Pensilvânia/EUA (Wharton), e pelo Programa CEO FGV.

Foi Diretor Corporativo do Sistema FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), responsável pela gestão estratégia do SESI, SENAI, IEL e FIEMS.

Ex-professor de Economia da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), ex-professor convidado da FGV (Fundação Getúlio Vargas), ex-sócio da FGV em Campo Grande e Cuiabá e ex-Diretor Regional do Senai/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Mato Grosso do Sul).

 

RICARDO SENNA – Secretário-Adjunto de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico

Economista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, possui MBA em Gestão Empresarial Estratégica em Agribusiness pela Fundação Getúlio Vargas, mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

É professor colaborador dos cursos de graduação em Ciência Econômicas e Administração da UFMS, professor local da pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas. Foi professor e coordenador de curso na Faculdade SENAI Campo Grande e ex-professor de economia na UNAES, UCDB. Atuou como consultor de planejamento e estratégia na implantação dos Consórcios Intermunicipais de Segurança Alimentar; na elaboração dos Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável para as regiões de Campo Grande e Bonito-Serra da Bodoquena; na elaboração dos estudos socioeconômicos do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de Mato Grosso do Sul e, em diversos projetos de planejamento municipal e regional.

Foi presidente do Conselho Regional de Economia e conselheiro do Conselho Federal de Economia. Tem atuado nas áreas de planejamento, gestão estratégica, desenvolvimento regional e territorial e políticas públicas de educação.